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Sociedade Brasileira de Ortopedia lança a campanha Bicicleta Segura

Proposta é diminuir o número de acidentes em todo o País chamando a atenção da população para atitudes simples, como o uso de equipamentos de segurança e atenção às leis e regulamentos que envolvem as bicicletas

Sociedade Brasileira de Ortopedia lança a campanha Bicicleta Segura

Proposta é diminuir o número de acidentes em todo o País chamando a atenção da população para atitudes simples, como o uso de equipamentos de segurança e atenção às leis e regulamentos que envolvem as bicicletas

Brasília – A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) lançou a campanha Bicicleta Segura, que será realizada em todo o País nos meses de novembro e dezembro. O objetivo é reduzir os acidentes envolvendo bicicletas, principalmente nas grandes cidades, e conscientizar a população sobre a importância de valorizar a vida com um trânsito mais humano.

A ação Bicicleta Segura envolverá a distribuição de folhetos educativos em semáforos e locais de grande circulação de pessoas nas principais cidades. O conteúdo de toda a campanha destaca a importância dos itens de segurança, como a utilização de capacetes, cotoveleiras e joelheiras, e que o ciclista precisa respeitar as leis e os regulamentos, como sinalizar ao mudar de direção, não andar na contramão e jamais utilizar as calçadas.

“O ciclista deve estar consciente, andar protegido, respeitar as regras e evitar andar nas calçadas. O ciclista pode ser vítima ou causador de um acidente envolvendo um pedestre. Se quiser passar pela calçada desmonte e leve a bicicleta andando. Dessa forma o ciclista passa a ter os mesmos direitos e deveres dos pedestres”, diz o presidente da Sbot, Marco Antônio Percope.

Acidentes – Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo revelaram que o número ciclistas mortos no trânsito se manteve estável nos últimos cinco anos. “Não existem estatísticas nacionais, mas a Sbot estima que no País este número deva estar em torno de 500 mortes anuais”, diz o coordenador nacional da campanha, Wagner Nogueira da Silva.

Silva diz que quem sobrevive ao acidente muitas vezes passa a conviver com sequelas. “Muitas (sequelas) impedem a volta ao trabalho e também a execução de tarefas básicas do dia a dia”.

O material informativo ainda ressalta que o ciclista deve dirigir sempre prestando atenção aos veículos maiores. “Sinalize sempre os movimentos. Não ande em corredor para ônibus. Opte por ciclovias e ruas menos movimentadas e aja como determina o Código Brasileiro de Trânsito”, alerta Silva.

O secretário-geral da SBOT, André Pedrinelli, acrescenta que o ciclista precisa ver e ser visto, usar roupas claras e chamativas ou coletes reflexivos, usar farol dianteiro e refletores laterais. “A bicicleta é um veículo e como tal deve se comportar”.

Manual do Ciclista – Pensando na segurança do ciclista, no dia 22 de setembro, o Ministério das Cidades lançou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação e segurança. A cartilha está disponível na página do Ministério das Cidades na internet.

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Escrito por: webmaster

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