Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturaLivro apresenta estudo sobre fotografia e propaganda no regime fascista em Portugall

Livro apresenta estudo sobre fotografia e propaganda no regime fascista em Portugall

Partilhar

Um livro com um estudo sobre a imagem fotográfica impressa produzida como instrumento de propaganda do antigo regime fascista e colonialista português, também chamado de Estado Novo, vai ser lançado no sábado, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC), em Lisboa.


Portugal Digital com Lusa


Foto: Mocidade Portuguesa, a “milícia” criada por Salazar


Coordenado por Filomena Serra, o livro inclui 238 reproduções de 50 publicações históricas que vão de 1928 até ao fim da ditadura em 1974 – com livros, revistas ilustradas e catálogos -, organizadas em quatro capítulos temáticos e acompanhadas por comentários que resumem e contextualizam cada uma das publicações.

Criado para ser uma referência para historiadores, investigadores, colecionadores e fotógrafos, a obra revela como a montagem e a fotomontagem explorou as possibilidades narrativas e conotativas da imagem em diferentes media, tornando-se relevante tanto na propaganda oficial como nos discursos de oposição ao regime.

Na apresentação, às 16:00, haverá um debate com a intervenção de Emília Tavares, conservadora e curadora para a área da Fotografia e dos Novos Media do MNAC, Jacinto Godinho, jornalista da RTP, Filomena Serra, historiadora de arte, e Leo Simoes, codiretor da Editora Muga.


Partilhar