Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPrimeiro-ministro português não acredita em maioria absoluta do PS nas legislativas

Primeiro-ministro português não acredita em maioria absoluta do PS nas legislativas

O primeiro-ministro português, António Costa, líder do Partido Socialista (PS), considera que o cenário de uma maioria absoluta do seu partido nas próximas eleições legislativas, em outubro de 2019, “é virtualmente impossível” dadas as características do sistema eleitoral e partidário em Portugal, mas ressalvou que “se surgir, melhor”.


Portugal Digital com Lusa


Foto: Lusa / João Relvas/Arq

Na entrevista que concedeu à estação de televisão SIC, António Costa considerou também “altamente provável” a reeleição do atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, antigo líder do PSD (Partido Social-Democrata, direita), caso se recandidate nas eleições presidenciais de 2021.

Interrogado se tem como objetivo uma vitória do PS por maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, o primeiro-ministro respondeu: “As pessoas que me conhecem sabem que eu considero que é virtualmente impossível a existência de uma maioria absoluta”.

“Com os nossos sistemas eleitoral e partidário, só em situações muito excecionais – situações excecionais que felizmente não existem -, as maiorias absolutas surgem. Agora, se surgir [uma maioria absoluta], melhor”, completou logo a seguir.

Compartilhar

Escrito por: Portugal Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário